Sindifisc-MT fortalece luta pela manutenção de direitos de servidores durante pandemia

Desde o início da pandemia do novo coronavírus, em março de 2020, sindicatos de diferentes categorias em todo o Brasil têm buscado garantir os direitos dos trabalhadores. No Sindifisc-MT não é diferente, a diretoria trabalha incessantemente pela defesa e manutenção dos direitos trabalhistas.

Além de lutar para garantir os direitos trabalhistas, o Sindifisc-MT luta para garantir a saúde do trabalhador. O resultado é a biossegurança nos ambientes de trabalho, mais máscaras e mais equipamentos de proteção individual. Essas experiências bastam para mostrar a importância, o papel que o sindicato desempenha na gestão da crise sanitária.

Ao falar também sobre as consequências da pandemia no que diz respeito ao aumento do desemprego, a presidente do Sindifisc-MT, Rosangela Vieira, identificou as dificuldades do processo de manter as negociações coletivas.

É um momento difícil ainda para os sindicatos, mas é o momento de as entidades prestarem a assistência e atualizar as suas reivindicações em favor do trabalhador. Mas é preciso que o trabalhador perceba que é necessário se unir, porque o próprio sindicato surgiu da necessidade de o trabalhador se defender coletivamente.

Para a presidente Rosangela Vieira, antes da pandemia, o papel do sindicato era basicamente “acordo coletivo”, agora o papel do sindicato está sendo muito mais forte. Além dos acordos extraordinários, para garantir que os profissionais não sejam prejudicados durante a pandemia, o sindicato está buscando ser protagonista. E a sociedade está começando a enxergar o valor do sindicato.

“E se antes estávamos mais focados somente nas questões trabalhistas, agora, neste momento, reconhecemos como podemos ser mais ativos e mais presentes no cotidiano do trabalhador, e com isso criamos frentes para estar perto dos nossos colegas de trabalho. Estamos aprendendo a lidar com áreas antes deixadas de lado, como da saúde e do social”, explicou Rosangela.

O Sindifisc-MT está tendo um papel muito importante nos acordos coletivos, junto aos Conselhos de classe, na redução de jornada sem prejuízo salarial e suspensão de contrato dos comissionados. “Todos os acordos que fizemos, até agora, foram para garantir os benefícios já adquiridos, então até mesmo os trabalhadores começaram a nos ver com outros olhos. E isso nos deixa feliz porque o nosso papel é andar de mãos dadas com o trabalhador", acrescentou Rosangela.

A presidente garante que o principal objetivo, nesse momento, é a proteção da vida e dos empregos dos trabalhadores e condições de trabalho. Ela destaca ainda que o Sindifisc-MT tem buscado inovações, como a realização de reuniões, palestras e assembleias virtuais e o estabelecimento de canais eletrônicos de informação para auxiliar os sindicalizados. Também têm adotado medidas que buscam dar mais agilidade aos acordos.

Rosangela ressalta que a participação do Sindifisc-MT é importante não apenas para garantir a preservação dos direitos dos trabalhadores, como também oferece “segurança jurídica” aos Conselhos de classe. Segundo ela, a busca de entendimento entre patrões e empregados é importante para manter o funcionamento de importantes setores da economia.

Dia do trabalho – O dia 1º de maio deveria ser de pausa, descanso, mas além de reflexão, a data vai ser de preparativos para o futuro, são momentos em que a gente tem muito a aprender. O nosso fazer, o nosso dia a dia não vai ser igual ao que era antes quando a gente retomar as atividades na “normalidade”. Definitivamente, não vai ser. Mas a gente está trabalhando para que sejamos melhores quando tudo isso passar.

“Trabalhador aproveite esse momento pra refletir, treinar, fazer capacitações de educação a distância e de ferramentas das novas tecnologias, mas também, para reprogramar suas atividades didáticas e funcionais para esses desafios que vão ser postos. O momento é muito especial em que os trabalhadores, nesse momento, têm que se reinventar, mas não pode abrir mão de preservar a vida”, orientou Rosangela.

A diretoria do Sindifisc-MT parabeniza todos os trabalhadores por esse dia grandioso.

Assessoria