Outubro Rosa: Nós apoiamos esta causa

No mês de outubro, cidadãos do mundo todo mobilizam-se em prol de uma única causa: O Outubro Rosa.

 

A campanha realizada internacionalmente possui o objetivo de contribuir para a conscientização de mulheres visando a diminuição das taxas de mortalidade em decorrência do câncer de mama e também fazer o alerta da população quanto a importância do diagnóstico precoce da doença e, assim, tornar a cura uma realidade mais próxima.

 

A melhor maneira de realizar a prevenção e o diagnóstico precoce é através de exames periódicos.

 

De acordo com informações repassadas pelo INCA (Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva) os exames mais importantes são:

 

Exame Clínico das Mamas (ECM)

Tem o condão de detectar tumor de até um centímetro, caso este seja superficial. Recomenda-se que o mesmo seja feito ao menos uma vez por ano para mulheres com mais de 40 anos.

 

Mamografia

Trata-se da radiografia da mama. Seu objetivo é permitir a constatação precoce do câncer, ao apontar lesões em fase inicial, muito pequenas.

 

Deve ser realizada a cada dois anos por mulheres entre 50 e 69 anos, ou de acordo com as recomendações médicas.

 

Além destes exames, algo simples pode ser feito para colaborar no diagnóstico, trata-se de praticar o autoconhecimento do seu corpo, através do auto exame de mama, apesar dele, por si só não ser o bastante, serve para indicar possíveis alertas para investigação mais a fundo.

 

Ele deve ser realizado ao menos uma vez por mês, logo após o período menstrual.

 

Aquelas mulheres que não menstruam podem deixar um dia no mês para fazer este exame.

 

O objetivo é procurar deformações ou alterações no formato das mamas, proeminências, feridas, caroços nas mamas ou axilas e secreções.

 

Passos para o autoexame

 

Algumas anormalidades podem ser evidenciadas apenas com a observação, a qual deve ser minuciosa, como as feridas, outras, como caroços serão percebidas somente a partir do toque, para isso, deve-se dividir em duas etapas, sendo:

  • Palpação em pé: durante o banho com as mãos ensaboadas, levante o braço esquerdo, colocando a mão atrás da cabeça e palpe cuidadosamente a mama esquerda com os dedos da mão direita juntos e esticados, em movimentos circulares em toda a mama e de cima para baixo. Repita na mama direita. Pressione também os mamilos suavemente e veja se há saída de qualquer líquido.
  •  
  • Palpação deitada: deitada, coloque o braço esquerdo na nuca e coloque em baixo do ombro esquerdo uma almofada ou toalha. Palpe a mama esquerda com a mão direita da mesma maneira que a palpação em pé. Repita na mama direita.

Em 2009, passou a vigorar a  Lei nº 11.664, a qual estabelece o direito de todas as mulheres à mamografia a partir dos 40 anos, de acordo com o que já é estabelecido pelos princípios do Sistema Único de Saúde.

 

Além disso, com relação aos direitos das mulheres, vale destacar que eles vão além da garantia fundamental à saúde das pacientes pois se leva em consideração que, principalmente durante o período de tratamento, naturalmente se tem um aumento de despesas. Dentre eles:

 

  • TRATAMENTO GRATUITO;
  • FORNECIMENTO DE MEDICAMENTOS;
  • CIRURGIA DE RECONSTRUÇÃO MAMÁRIA GRATUITA;
  • PRIORIDADE NO ATENDIMENTO;
  • TRANSPORTE COLETIVO GRATUITO;
  • ISENÇÃO DE IMPOSTO DE RENDA;
  • ISENÇÃO DE ICMS, IPI E IPVA.
  •  

Nós, do SINDISFISC-MT  apoiamos esta campanha e convidamos você para juntar-se a nós e levar estas informações para o maior número de mulheres possíveis.

 

FONTE: INCA