Coren-MT acata proposta de negociação apresentada pelos Sindifisc-MT

Na última semana de abril de 2024, o Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso (Coren-MT) concluiu um importante marco ao acatar a proposta de negociação do acordo coletivo para o exercício 2023/2024. O desfecho positivo foi resultado de uma série de discussões e negociações entre a diretoria Sindicato dos Empregados dos Conselhos e Ordens de Fiscalização do Exercício Profissional do Estado de Mato Grosso (Sindifisc-MT) e a diretoria do Coren-MT.

A proposta de acordo foi apesentada pelo Sindifisc-MT durante uma reunião realizada em 19 de janeiro de 2024.

A presidente do Coren-MT, Bruna Santiago, eleita em outubro de 2023, expressou seu interesse em resolver a situação de forma definitiva, evidenciando o empenho da instituição em zelar pelo bem-estar e pelos direitos dos seus funcionários.

Inicialmente o Sindifisc-MT propôs 5% do total do passivo trabalhista. No entanto, o Coren-MT apresentou uma contraproposta de 10% de desconto sobre o valor total do passivo. Este movimento reflete o compromisso mútuo das partes em encontrar uma solução equitativa para a questão.

Como parte do acordo, a diretoria do Coren-MT iniciou o pagamento do parcelamento, que será realizado em 12 vezes sobre o valor consolidado. Esta medida complementar à folha de pagamento visa assegurar a regularização das pendências trabalhistas de forma transparente e responsável, conformo proposto pelo sindicato da categoria.

O desfecho positivo desta negociação não apenas representa um avanço significativo para o Sindifisc-MT, para o Coren-MT e seus funcionários, mas também evidencia o compromisso da instituição em promover um ambiente de trabalho justo e harmonioso.

A presidente do Sindifisc-MT, Rosangela Vieira, agradeceu a atual diretoria do Coren-MT, em nome da presidente Bruna, pela disponibilidade de conversar e negociar. “Desde 2023 tentávamos uma negociação com a gestão anterior. Acompanhamos paralisações, ouvimos as reivindicações da categoria e apresentamos propostas. Por isso, agradecemos essa diretoria pela sensibilidade e comprometimento com a categoria”, disse Rosangela.

Para o vice-presidente do Sindifisc-MT, Felipe Oliveira, essa conquista representa a força e comprometimento de todos os trabalhadores do Coren-MT. “E neste dia 1º de maio, dia em que comemoramos o dia do trabalhador, possamos lembrar que juntos somos mais fortes. E o Sindifisc-MT continua de prontidão para trabalhar pelos seus sindicalizados”, declarou Felipe.

Entenda o caso: Em abril de 2023, os servidores do Coren-MT promoveram uma paralisação em frente ao órgão para reivindicar a retomada imediata das negociações de reposição de perdas salariais referente ao acumulado entre 2021 e 2022 com data-base de maio de 2023; reposição de perdas salariais acumuladas; cumprimento e aplicação das reclassificações (progressão de carreira) dos empregados pertencentes ao Plano de Cargos e Salários (PCCS); e pagamento dos descontos indevidos aplicados sobre os auxílios alimentação do ano de 2020. Como também reajustes dos valores das diárias a serem pagas aos empregados para exercício de atividades em viagem fora do município.