Empregados do COREN-MT anunciam paralisação coletiva no dia 24 de abril

Paralisação coletiva de um dia de trabalho no expediente do Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso (COREN-MT) foi aprovada por unanimidade durante a Assembleia Geral Extraordinária realizada no dia 14 de abril de 2023, sob convocação do Sindicato dos Empregados dos Conselhos e Ordens de Fiscalização do Exercício Profissional do Estado de Mato Grosso (SINDIFISC-MT). A paralisação deve acontecer no dia 24 de abril das 8h às 17h, em frente ao COREN-MT.

O sindicato que representa a categoria notificou oficialmente a presidente do COREN-MT, Lígia Cristiane Arfeli, através do ofício nº 50/2023-SINDIFISC-MT, protocolado no dia 18 de abril de 2023.

De acordo com o documento, o sindicato solicitou a retomada imediata das negociações de reposição de perdas salariais referente ao acumulado entre 2021 e 2022 com data-base de maio de 2023; Reposição de perdas salariais acumuladas nos últimos 12 meses com data-base de maio de 2023; Cumprimento e aplicação das reclassificações (progressão de carreira) dos empregados pertencentes ao Plano de Cargos e Salários (PCCS) de 1999 garantidos por liminar que não vem sendo cumprida pelo COREN-MT, pagamento dos descontos indevidos aplicados sobre os auxílios alimentação do ano de 2020; Reajustes dos valores das diárias a serem pagas aos empregados para exercício de atividades em viagem fora do município que foram reduzidas, impossibilitando o funcionário de ter condições dignas de acomodação, alimentação e transporte durante as atividades e a aceitação da proposta de Acordo Coletivo de 2023/2024 em sua integridade.

A presidente do SINDIFISC-MT, Rosangela Vieira disse que se não houver avanço na negociação será convocada uma nova Assembleia Extraordinária para aprovação do início da greve geral por tempo indeterminado.