Primeiro ano de gestão da atual diretoria do SINDIFISC fecha com “saldo” positivo

O ano de 2019 foi um ano difícil, porém de importantes conquistas para o Sindicato dos Empregados dos Conselhos e Ordens de Fiscalização e Entidades Afins do Exercício Profissional do Estado de Mato Grosso (SINDIFISC-MT).

No primeiro ano de gestão da atual diretoria – triênio 2019/2021, a entidade sindical enfrentou muitas lutas e desafios. Foram reuniões, assembleias, negociações, manifestações, propostas e contrapropostas. Entretanto, o “saldo” foi positivo. Parte da categoria já está amparada por Acordos Coletivos que, por sua vez, foram construídos com dialogo e boa vontade. “Isso mostra a força e a representatividade que a nossa categoria tem quando está unida. Foi um ano movido de confiança e apoio dos nossos colegas sindicalizados, que acreditaram nas nossas ações. Isso só fortalece a tese de que podemos ir muito mais longe juntos”, disse a presidente do SINDIFISC-MT, Rosangela Vieira.

O sindicato que representa os funcionários dos Conselhos Regionais e Ordens de Fiscalização do Exercício Profissional, além de exigir os direitos da categoria, conquistar benefícios e participar de decisões, não somente nas esferas estaduais como nacionais, também tem um papel respeitável perante a sociedade mato-grossense.

A diretoria do sindicato foi atuante nas mobilizações, juntamente com a Federação Nacional dos Trabalhadores nas Autarquias de Fiscalização do Exercício Profissional (Fenasera) e sindicatos de todo o Brasil, contra a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição - PEC 108. Representantes do SINDIFISC estiveram em Brasília, em várias oportunidades, colaborando e apoiando a tramitação de propostas que ajudaram a garantir direitos às categorias profissionais.

A retirada de pauta foi resultado do esforço coletivo da Fenasera, SINDIFISC, sindicatos filiados e conselhos profissionais que atuaram junto aos parlamentares que compõe a Frente Parlamentar de Apoio aos Conselhos Profissionais, criada em agosto de 2019.

O sindicato também esteve empenhado, participando de planos de mobilização para que o Supremo Tribunal Federal julgue as ações em tramitação como a ADI 2135 que envolve o RJU dos servidores dos Conselhos de Fiscalização Profissional.

Além das lutas pelos direitos da categoria, o SINDIFISC-MT prioriza o bem-estar dos seus sindicalizados, no ambiente de trabalho e na vida pessoal.  Com isso, teve a preocupação de fechar importantes parcerias (convênios) para proporcionar oportunidades nas áreas de saúde, educação, lazer, atividade física e beleza.

A diretoria assumiu em 2019 com apenas um convênio ativo e fechou o ano com 22 convênios em vigência, com empresas e instituições renomadas no mercado. “Nossa meta para 2020 é que esse número aumente ainda mais e nossos colegas sindicalizados sejam beneficiados, assim como seus familiares”, disse Rosangela.

De 180 filiados ao sindicato o ano de 2019 fechou com 220 profissionais. “Queremos trabalhar e trazer mais profissionais para somar conosco. Por isso pedimos aos filiados que nos ajudem convidando os colegas de trabalho para conhecer o nosso plano de trabalho, nossas conquistas e os benefícios de fazer parte da família SINDIFISC”, disse Rosangela.

Para 2020, o SINDIFISC-MT, já confirmou a participação no XI Congresso Nacional dos Trabalhadores nas Autarquias de Fiscalização do Exercício Profissional – XI Conasera, que será realizado no dia 12 de março de 2020, na sede da CUT, em São Paulo. Durante o evento será feita a análise de recursos; filiação da Fenasera à Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio e Serviços (Contracs) e análise das contas de março a dezembro de 2019.